[EVENTO] – I Seminário Integrado de Direito e Inovação na UFPR

Inteligência Artificial num mundo intermediado por Algoritmos, as novas tecnologias e inovações científicas que estão criando uma nova sociedade, são objetos de estudos do direito.

Quais as conexões do Direito com a tecnologia?

Quais os reflexos jurídicos das inovações tecnológicas?

São perguntas centrais nos estudos do Direito da Propriedade Intelectual, afinal quando falamos as palavras “Direito e Inovação” a ideia de modernidade, de avanços, de futuro e de novos paradigmas para a Ciências Jurídicas são temas integrados.

O Direito, enquanto ciência, precisa compreender os novos ambientes tecnológicos e suas inovações para poder conceber soluções para situações sociais futuras.

A importância da realização do primeiro Seminário Integrado de Direito e Inovação – SIDI está em reunir num só espaço todas as discussões, debates e pesquisas jurídicas realizadas pelos grupos de pesquisas da região metropolitana de Curitiba – RMC formando uma rede de pesquisadores.

Na Universidade Federal do Paraná se realizará o I Seminário Integrado de Direito e Inovação (SIDI), organizado pelo Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), que congregará os principais grupos de estudos na área do Direito da Propriedade Intelectual e Inovação da RMC e terá como enfoque apresentar as principais pesquisas realizadas pelos professores dessas faculdades na área de direito, inovação e tecnologia.

O evento visa fortalecer a rede de pesquisa nos aspectos inovadores do direito das faculdades de Curitiba e dar mais visibilidade aos eventos realizados pelas instituições nessa área. Seu fim é o de estimular o conhecimento de temas relacionados a Direito e Inovação no ambiente acadêmico e na comunidade, proporcionando aos participantes uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos envolvidos no tema.

I SIDI será realizado nos dias 17 e 18 de março no auditório do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, no terceiro andar do prédio histórico da instituição. A programação do evento pode ser encontrada abaixo:

17/03/2020 –  NOITE – Auditório do PPGD UFPR

• 19h – Cerimônia de Abertura
    • Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca / Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná – UFPR
    • Profa. Dra. Vera Karam de Chueiri / Diretora do Centro de Ciências Jurídicas – UFPR
    • Prof. Dr. Fabrício Ricardo de Limas Tomio / Coord. do PPGD – UFPR
    • Prof. Dr. Eduardo Oliveira Agustinho / PUCPR
    • Prof. Dr. Marcos Wachowicz / GEDAI-UFPR
    • Prof. Me. Luca Schirru / UP
    • Prof. Me. Fernando Schumak /FAE
    • Prof. Me. Roberto Nelson Brasil Pompeo Filho / UniCuritiba
  • 19h30 – Primeiro Seminário
  • Prof. Dr. Victor Manoel Pelaez Alvarez Coordenador do PROFNIT, vinculados à UFPR ,
  • Prof. Dr. Marcelo Miguel Conrado vinculado ao PPGD/UFPR ;
  • Prof. Dr. Marcos Wachowicz e demais membros do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR).

18/03/2020 – MANHÃ  Auditório do PPGD UFPR

• 08h30 – Segundo Seminário
    • Prof. Me. Luca Schirru, vinculado à UNIVERSIDADE POSITIVO
  • 10h – Terceiro Seminário
    • Prof. Dr. Gilberto Andreassa Jr., coordenador do curso de Direito FAE Centro Universitário; e Prof. Me. Fernando Schumak e demais membros do TecnoLawgia – Inovação, Tecnologia e Eficiência Judiciária, vinculados à FAE Centro Universitário

18/03/2020 – NOITE  Auditório do PPGD UFPR

• 19h – Quarto Seminário
    • Prof. Me. Roberto Nelson Brasil Pompeo Filho e demais membros do Grupo de Pesquisa em Direito e Tecnologia; Profa. Dra. Edna Torres Felício e demais membros do Grupo de Pesquisa Democracia e Novas Tecnologias; e Prof. Me. Charles Emmanuel Parchen e demais membros do Grupo de Pesquisa Direito, Tecnologias e Sociedades, vinculados à UNICURITIBA
  • 21h – Quinto Seminário
    • Prof. Dr. Eduardo Oliveira Agustinho; e Profa. Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas e demais membros do Grupo de Estudos sobre Novas Tecnologias e Sociedade Civil, vinculados à PUC/PR.

Seminário Integrado de Direito e Inovação é um espaço para apresentação dos grupos de pesquisa que se dedicam ao estudo do Direito, Inovação e Tecnologia com a finalidade principal de propiciar o debate entre os diversos centros de pesquisa fomentando a criação de uma rede permanente de intercâmbio e produção científica.

evento é gratuito e aberto ao público em geral, limitado à capacidade do auditório.

Garanta sua participação fazendo já sua inscrição no link abaixo:

Link do evento:

Certificados de 15 horas/aula serão emitidos apenas para os participantes que tiveram 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência.

Última atualização: 5 de março de 2020 15:30

Tags: ,