Perfil dos Egressos

O egresso que se pretende formar no PPGD/UFPR tem relação direta com os objetivos centrais e o plano estratégico do Programa. A principal meta é formar professores pesquisadores e juristas de alto nível, de saber técnico aprimorado, e intelectuais sensíveis às causas sociais, defensores da democracia e dos direitos humanos.

Egressos da Área de Direito das Relações Sociais:

Os egressos da área de concentração “Direito das Relações Sociais”, interessados com maior ênfase, no campo do direito privado (áreas espelhadas, no caso do PPGD/UFPR, com a graduação) desenvolvem habilidades para interrogar o direito privado de forma profunda e para reconstruir conceitos não apenas acadêmicos, mas também jurídico. Exemplos desta formação são fornecidos pela atuação dos seguintes grupos:

  1. Grupo/Projeto de pesquisa “Virada de Copérnico” fez acerca de novas constelações familiares hoje tuteladas juridicamente (Linha Novos paradigmas do direito);
  2. REDE DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO, há mais de dez anos, é curadora da REVISTA DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO, qualificada pela CAPES como QUALIS A1, com quatro volumes publicados em 2024;
  3. BIOTEC – Biotecnologia, Direito e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  4. O Núcleo de Pesquisa em Processo Civil Comparado que se orienta para a análise das normas que disciplinam o processo, o procedimento e a concessão de assistência judiciária. Além disso, será realizado intenso trabalho de pesquisa de campo com a coleta de dados estatísticos e empíricos em todas as instâncias do Poder Judiciário.
  5. Núcleo de Direito Comercial Comparado, que trata, de um lado, (i) aos impactos das tecnologias nas estruturas de governança das empresas. Análise da tecnologia blockchain, suas características e pilares estruturais, operacionalização, espécies, potencialidades, riscos decorrentes de sua utilização e impactos relativamente ao Direito. Partindo-se da doutrina, a tecnologia é relacionada às estruturas de governança e conceito de mercado para posteriormente posicioná-la frente à Nova Economia Institucional e ao Direito. Aspectos relacionados aos custos de transação e às distintas características da tecnologia em foco são analisados para posicioná-la e refletir sobre seus impactos. Egressos da área de Direito do Estado

Os egressos da área de concentração “Direito do Estado”, interessados nas múltiplas pesquisas em direito público, desenvolvem habilidades para um pensamento crítico, que engloba pesquisas com recortes clássicos e inovadores no direito Constitucional e Administrativo, mas também abriga reflexões do grupo de História do Direito, afeitos a pesquisar a dimensão estatal do direito moderno. Exemplos desses registros da área de Direito do Estado podem ser encontrados:

Nos estudos histórico-jurídicos feitos no PPGD/UFPR, que transformaram o grupo e os projetos de pesquisadores vinculados a essa disciplina no maior centro da História do Direito do Brasil, reconhecido internacionalmente (com a liderança do professor Ricardo Marcelo Fonseca, Luís Fernando Lopes Pereira, Sérgio Said Staut Junior, Walter Guandalini Junior).

Outro exemplo de formação de pesquisadores e juristas na área de Estado são as atividades acadêmicas e científicas desenvolvidas pelo “Centro de Estudos da Constituição – CCONS”, coordenado pela Profa. Vera Karam de Chueiri, que abrange e reúne forma cooperativa os Grupos/Projetos de pesquisa PRO POLIS (Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Desenvolvimento, coordenado pela Profa. Angela Costaldello), DIRPOL (Direito e Política, liderado pelo Prof. Fabricio R. L. Tomio) e Núcleo de Constitucionalismo e Democracia (liderado pelas Profas. Vera Karam de Chueiri e Katya Kozicki), todos institucionalmente vinculados ao PPGD/UFPR, e se estrutura como uma nova linha de pesquisa.

Egresso da Área de Direitos Humanos e Democracia

O egresso da área “Direitos humanos e democracia” que se desdobra nas linhas de pesquisa “Cidadania e inclusão social” e “Cooperativismo e Economia Solidária” tem um perfil mais ligado a debates tanto de filosofia do direito, filosofia política e criminologia, quanto à pesquisa em sede de lutas coletivas, movimentos urbanos e rurais e agroecologia, portanto, mais vinculado a conhecimentos e práticas de pesquisa-ação que permitem refletir sobre novas políticas públicas destinadas a melhorias sociais. Exemplos:

Ekoa: núcleo que busca promover, de forma dialogada, participativa e interdisciplinar, a educação e a assessoria jurídica popular em direito socioambiental, com foco na transição ecológica e o enfrentamento da emergência climática. Seu diferencial está na atuação direta junto a populações vulneráveis do campo, da cidade e povos e comunidades tradicionais, fortalecendo a educação jurídica de direitos humanos nos territórios.

Clínica de Direitos Humanos no PPGD com o credenciamento de professores advindos do Núcleo de Prática Jurídica e com ampla experiência extensionista.

promoção de direitos humanos e dos refugiados, através dos diversos projetos de extensão abrigados na “Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados”, que expressa a cooperação interinstitucional do grupo/projeto de pesquisa “Refúgio, migrações e hospitalidade”, da Linha de pesquisa Cidadania e Inclusão Social, coordenado pelos professores José Antônio Peres Gediel e Tatyana Scheila Friedrich, com abrangente experiência em extensão na UFPR, tendo inclusive permitido o ingresso de pós-graduandos sírios refugiados no PPGD/UFPR.

ACOMPANHAMENTO, DESTINO E AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS (PPGD/UFPR)

Entre os anos de 2020 a 2024, o PPGD/UFPR titulou 357 pós-graduandos, sendo 124 doutores e 233 mestres nas três Áreas de formação do curso.

Conforme a missão e os objetivos centrais e o plano estratégico do PPGD/UFPR, formar professores pesquisadores e juristas de alto nível, parte expressiva dos egressos tem seu destino em IES-Instituições de Ensino Superior, atuando como professores e pesquisadores, tanto na graduação quanto na pós-graduação (stricto e lato sensu). Dos 357 egressos, 83 atuam (23,25% do total de egressos) no ensino superior e desses 33 com atividade em PPG, o que significa que praticamente 10% dos egressos estão em atividades acadêmicas em programa de pós-graduação.

Também é expressiva e digno de nota os 76 de 357 egressos (21,29%) atuando em carreiras públicas jurídicas enquanto apenas 9 egressos trabalham em cargos públicos não jurídicos. Dos 357 egressos acompanhados pelo PPGD, ainda se constata um alto índice de egressos (146) atuando na iniciativa privada. No entanto, desses, vários além da advocacia ou trabalho na iniciativa privada, também seguem em doutorado ou pós-doc. Parte considerável dos que advogam, também atua em IES como atividade complementar. Porém, esse aspecto do destino dos egressos demonstra um dos objetivos centrais do PPGD: o impacto da formação de juristas de alto nível.

Também, como esperado, o perfil de atuação dos egressos do MESTRADO do PPGD/UFPR é distinto dos titulados no doutoramento. Há uma inversão na atuação imediata e de médio prazo (5 anos) dos titulados do curso de mestrado. Praticamente um quarto dos egressos do mestrado do PPGD/UFPR nos últimos cinco anos (2021/2024) tem como atividade principal o ensino superior, sendo 23,25% atuando em atividades de pesquisa e docência na graduação e lato sensu em IES e 9,29% atuando em programas de Pós-graduação Stricto sensu.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS (PROJETO CONTÍNUO DA UFPR)

Inicialmente no PPGD que prevê nos objetivos de curto, médio e longo prazo políticas de acompanhamento e engajamento do egresso, além de prever em seus processos de autoavaliação (como descrito nesta proposta) a integração do segmento dos egressos. Todas essas informações já foram descritas e podem ser observadas nos anexos.

Em âmbito da UFPR, a política de acompanhamento e avaliação dos discentes titulados (egressos) conta com uma ferramenta específica desenvolvida com tecnologia própria da UFPR, que complementa as ações específicas de cada PPG da UFPR, em especial, as atividades de acompanhamento dos EGRESSOS DO PPGD/UFPR: o “PORTAL DO ALUNO EGRESSO”.

O “PORTAL DO ALUNO EGRESSO”, que reúne informações sobre carreira dos ex-alunos da UFPR e do PPGD/UFPR, foi desenvolvido especificamente para acompanhar a integração dos alunos titulados pela UFPR no mercado de trabalho. Este portal é integrado com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e com a plataforma Lattes/CNPq.

Após a coleta de dados, é possível gerar relatórios através do “Portal de Indicadores”, analisando a instituição como um todo e cada programa de pós-graduação especificamente, permitindo a atualização constante dos dados com funcionalidades que vão além da captação de informações. As informações do Portal do Aluno Egresso permitem, entre outras funcionalidades, identificar o perfil do egresso quanto à sua empregabilidade, análise da área de atuação e da produção científica por até 5 anos após a titulação.

Cabe ressaltar que os estudos com egressos subsidiam o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos e planos estratégicos dos programas stricto sensu da UFPR, dando agilidade para que a instituição possa atender de forma dinâmica às demandas da sociedade, de forma que a formação acadêmica permaneça alinhada com as necessidades do país. A consolidação e análise destes dados permite tecer um panorama do impacto social e econômico da pós-graduação stricto sensu da UFPR, evidenciando sua evolução e potencialidades.

O Portal de Indicadores da Pós-graduação UFPR, que consolida e sistematiza os dados coletados pelo Portal do Aluno Egresso, está disponível para acesso em: https://siga.ufpr.br/indicadores.

A plataforma SIGA, sistema de gestão acadêmica desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), incorporou novas ferramentas por conta de uma parceria entre a instituição, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Trata-se do Portal Institucional de Egressos para a divulgação de dados e indicadores relacionados à trajetória dos egressos, desde 2012. Entre as informações, disponibilizadas em tempo real, estão a classificação nacional de atividade econômica, indicadores de empregabilidade e a cidade e estado onde atuam.

O projeto faz parte de uma iniciativa da UFPR para conhecer e entender melhor o que acontece com os seus egressos quando deixam a Universidade. Saber onde trabalham, em qual região, se trabalham ou não na área e a média salarial é, de acordo com ele, uma forma de projetar o índice de sucesso dos alunos, dos cursos e da universidade. Os dados abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação.

As informações são atualizadas em tempo real e dão conta, também, de acompanhar os egressos que estão na área acadêmica. A partir do CPF, é possível identificar a relação com as empresas ou se são profissionais autônomos. Com os dados do Ministério do Trabalho é possível mapear a área, local e perfil de atuação. Os dados são visualizados sem comprometimento à privacidade dos egressos.

Os indicadores ainda podem aferir a média salarial, chegando a níveis atomizados, por cursos de formação – estes dados ainda não estão disponíveis ao público, mas podem ser utilizados para o planejamento institucional. A média de empregabilidade e o tempo médio de emprego após a graduação também podem ajudar a universidade a gerenciar suas políticas internas.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
Praça Santos Andrade, 50 (08h00–12h00 — 13h00–17h00)
Fone(s): Secretaria: (41) 3310-2685 / Financeiro: (41) 3310-2739
CEP 80020300 | Curitiba | PR | ppgdufpr@gmail.com


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR