O Núcleo de Criminologia e Política Criminal (NCPC) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná e o Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS) do curso de Direito da UFPR convidam a todos e todas para o I Seminário “A prisão no banco dos réus”, que ocorrerá no dia 8 de fevereiro, das 18h30 às 22h30, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.
O evento contará com as presenças dos seguintes convidados e convidadas: Rosinel de Oliveira, representante da Frente pelo Desencarceramento no Estado do Paraná e Grupo Solidariedade Prisional; Renato Freitas, Deputado Estadual (PT-PR), advogado e mestre em Direito pela UFPR; e Washington Pereira da Silva dos Reis, advogado e doutorando em Direito pela UFPR.
O seminário “A prisão no banco dos réus” é organizado pela Professora Dra. Katie Arguello, professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFPR; pela mestra em Direito pela UFPR Vanessa Fogaça Prateano; pelas mestrandas em Direito pela UFPR Tatiana Moraes Cosate, Patrícia Silveira da Silva e Mariana Lira de Freitas; e pela equipe do CAHS.
O evento contará com certificado de participação para os presentes, e as inscrições podem ser feitas na hora e no local. O seminário ocorrerá na Sala de Videoconferência da Pós-graduação em Direito da UFPR, que fica no 3.º andar do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, s/n.
O objetivo do evento é discutir o cenário do encarceramento no estado do Paraná e no Brasil, por meio do diálogo entre diferentes atores, como familiares e representantes de pessoas encarceradas; pesquisadores(as) da temática; e também um representante da classe política que tenha como pauta a defesa dos direitos da população encarcerada, desde uma perspectiva de classe e étnico-racial.
O NCPC, núcleo de pesquisa que se propõe a analisar o sistema prisional e a política criminal de uma forma crítica e interdisciplinar, realiza este evento voltado à comunidade interna e externa de forma a contribuir para a desconstrução de mitos que envolvem o tema, e também com o objetivo de dar voz a familiares de pessoas privadas de liberdade, em geral excluídas das decisões que envolvem a temática.
Última atualização: 3 de fevereiro de 2023 13:26