[Grupo de Estudos] InSUR/PPGD/UFPR: “Pachukanis, insurgências e práxis: 100 anos de ‘Teoria geral do direito e marxismo’”

Grupo de Estudos do InSUR/PPGD/UFPR: “Pachukanis, insurgências e práxis: 100 anos de ‘Teoria geral do direito e marxismo’”

No próximo dia 3 de outubro de 2024, iniciaremos o Grupo de Estudos sobre “Pachukanis, insurgências e práxis: 100 anos de ‘Teoria geral do direito e marxismo’”. Convidamos todas e todos a participar da proposta que consiste na leitura e debate do livro _“Teoria geral do direito e marxismo”_, escrito em 1924, pelo jurista russo-soviético Evguiéni Pachukanis e relançado em tradução direta do russo ao português, em 2017 (pelas editoras Boitempo e Sundermann).

A iniciativa é do InSUR – Centro de Investigações em Direito Insurgente, Economia Política e Movimentos Populares na América Latina (projetado no interior do até então Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania), sob coordenação de Ricardo Prestes Pazello (professor do PPGD/UFPR), e pretende resgatar o debate jurídico marxista à luz do pensamento critico latino-americano. Em 2023, o InSUR dedicou-se à obra de Stutchka e, agora, será a vez à de Pachukanis.

Neste ano de 2024, em que a obra completa seu centenário, várias iniciativas relembram a data, inclusive o dossiê em dois volumes organizado por Pazello (ao lado de Moisés Soares e Guilherme Uchimura), lançado pelas revistas InSURgência e Direito e Práxis, cujo primeiro volume pode ser acessado aqui:

Os encontros ocorrerão ao longo de outubro e novembro de 2024, sempre às quintas-feiras, às 12h, conforme calendário abaixo. O local do primeiro encontro será a sala 320 do PPGD/UFPR (3º andar).

Até lá!

GRUPO DE ESTUDOS (2° semestre de 2024)

Tema:

Pachukanis, insurgências e práxis: 100 anos de “Teoria geral do direito e marxismo”

Leitura do livro:

“Teoria geral do direito e marxismo”, de Evguiéni Pachukanis

Datas:

·       03/10 (quinta-feira) – prefácios, introdução e capítulo 1

·       24/10 (quinta-feira) – capítulos 2, 3 e 4

·       07/11 (quinta-feira) – capítulo 5

·       28/11 (quinta-feira) – capítulos 6 e 7

·       13/12 (sexta-feira) – encontro de pesquisa