Vínculos com Instituições Estrangeiras

PARCERIAS INTERNACIONAIS
VÍNCULOS DE COLABORAÇÃO CONSOLIDADOS COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DE ALTO PADRÃO DE EXCELÊNCIA (CONFORME OS PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE), ENVOLVENDO PARTE RELEVANTE DO CORPO DOCENTE
PROJETO “TRANSFORMING JUDICIAL OUTCOMES FOR WOMEN IN CANADA AND BRAZIL”
Aprovado pelo SSHRC (Canadá) em 2023, o projeto recebeu $69.745 CAD para três anos. A pesquisa propõe a teoria do Constitucionalismo Feminista Multinível, analisando e reformulando doutrinas judiciais que afetam os direitos das mulheres no Brasil e no Canadá. A equipe internacional inclui pesquisadoras de instituições como Queen’s University, UFPR, UniCEUB, UCL, Monash, McGill e UNB.
Em 2024, as docentes Melina Girardi Fachin e Estefânia Maria de Queiroz Barboza participaram de eventos internacionais na UQAM (Montreal) e no ICON-S (Madri). Atualmente, organizam a publicação de um livro conjunto e devem se reunir no Brasil em 2025.
PROJETO “HERIT4FUTURE – HERITAGE FOR FUTURE”
A UFPR e a Università degli Studi di Messina são parceiras no projeto HerIT4Future – Heritage for Future, que fortalece a cooperação acadêmica entre Itália e América Latina, promovendo mobilidade acadêmica, cursos inovadores e pesquisas sobre patrimônio cultural e natural. Com financiamento europeu, está prevista a mobilidade de professores do PPGD para Messina em 2025.
PROJETO “TNE DESK”
O PPGD/UFPR participa do projeto TNE Desk (www.tne-desk.org), vinculado ao DeSK – Developing Shared Knowledge in Innovative Materials and Digital Transformation for Sustainable Economy and Green Transition, financiado pelo Ministério Italiano da Universidade e Pesquisa. A parceria com a Universidade de Palermo (UNIPA), formalizada pelo Acordo de Cooperação TNE, viabiliza mobilidade acadêmica para estudantes e docentes, Duplo Diploma e cursos avançados. Em 2025, três discentes do PPGD/UFPR realizarão intercâmbio na Itália por dois meses, enquanto três docentes brasileiros atuarão como professores visitantes; no mesmo ano, a UFPR receberá três doutorandos da UNIPA e dois professores visitantes, com previsão de mais um docente visitante em 2026. A mobilidade ocorre sem custos adicionais e com reconhecimento acadêmico. O projeto envolve pesquisadores do PPGD/UFPR, incluindo Estefânia Barboza, Melina Fachin, Ilton Robl Filho, Katya Isaguirre, Vicente Ataíde, Angela Costaldello e Rui Dissenha, além de docentes de outras áreas da UFPR, fortalecendo a internacionalização da pesquisa, a produção científica conjunta e a abordagem jurídica sobre sustentabilidade e transição digital sustentável.
GRUPO DE PESQUISA DIRPOL/PPGD
Coordenado pelos profs. Fabricio Tomio, Rodrigo Kanayama e Ilton Robl Filho, desenvolve pesquisa e divulgação científica em redes nacionais e internacionais, com foco no Estudo Empírico do Direito, Judiciário e Instituições Políticas (Empirical Legal Studies). A atuação inclui publicações, apresentação de resultados em associações científicas, projetos de pesquisa cooperativos e mobilidade acadêmica (doutorado-sanduíche e intercâmbio docente). As principais parcerias internacionais do grupo envolvem: Grupo de Investigación sobre el Poder Judicial (GIJAL) da ALACIP; RC09 – Comparative Judicial Studies da IPSA; fóruns da LASA – Latin American Studies Association; AT14 – Política, Direito e Judiciário da ABCP; Comparative Public Law, Dipartimento di Scienze Politiche e Sociali (Università di Bologna); e o Annual Constitutional Law Colloquium, organizado pela Florida State University College of Law e Loyola University Chicago.
AIBDAC – ASSOCIAÇÃO ÍTALO-BRASILEIRA DE PROFESSORES DE DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL
A AIBDAC – Associação Ítalo-Brasileira de Professores de Direito Administrativo e Constitucional, criada na UFPR em 2015, reúne docentes do PPGD/UFPR como Estefânia Barboza, Katya Kozicki, Vera Karam de Chueiri, Angela Costaldello (diretoria), Ilton Robl Filho, Rodrigo Kanayama, Vicente Ataíde, Rui Dissenha, Melina Fachin, Clayton Maranhão e Ricardo Marcelo Fonseca, além de professores de PPGDs da Unicap, UFG, USP e UFMG e de universidades italianas como Palermo, Bocconi, Sapienza, Napoli (Frederico II), Salento, Messina e Reggia Calabria. A AIBDAC promove eventos bienais com publicações decorrentes e, em 2025, organizou um grande evento em Curitiba, reunindo mais de 12 professores italianos. No período, o PPGD/UFPR recebeu pelo CAPES/PrInt os professores Roberto Miccù (Sapienza) e Elisa Cavasino (Palermo). Em 2024, foi publicado o livro Democrazia, diritti umani e sviluppo sostenibile. Quali sfide in Italia e Brasile? pela Editoriale Scientifica, reunindo artigos apresentados no Convegno Ítalo-Brasiliano de 2022, com contribuições de docentes, doutorandos e egressos do PPGD/UFPR.
PROJETO REDDI (Red Latinoamericana de Investigadores sobre Estado de Derecho, Democracia y Instituciones)
O projeto REDDI reúne pesquisadores de diversas universidades latino-americanas para investigar Estado de Direito, democracia e instituições, abordando desafios do constitucionalismo contemporâneo. A rede promove cooperação acadêmica por meio de publicações, eventos científicos e projetos interinstitucionais, contribuindo para o avanço do conhecimento jurídico e da governança democrática na América Latina. Entre as instituições participantes estão a UFPR (Melina Fachin, Estefânia Barboza), Universidad de Talca, PUC-SP, Universidad Regiomontana, Universidad de la República, Unicap, Universidad Católica de Colombia, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Universidad Nacional de San Marcos e Universidad de Medellín.
Em 2024, o grupo organizou as VIII Jornadas Latinoamericanas de REDESS com o tema “Direitos sociais e ambientais na emergência climática”, evento híbrido sediado na Universidad de Talca (Chile), com participação de Estefânia Barboza. Para 2024-2025, o tema central será “Altas Cortes e Política”, analisando o papel das supremas cortes na ordem democrática e no ativismo judicial. O projeto reforça a internacionalização do PPGD/UFPR, consolidando sua inserção em redes de pesquisa de prestígio e fortalecendo sua produção científica de impacto global.
ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDEO (AUGM)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) integra a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), uma rede acadêmica voltada para a cooperação regional no ensino superior, pesquisa e extensão universitária. O PPGD/UFPR, representado pelos professores Rui Dissenha e Melina Fachin, participa ativamente das iniciativas da AUGM, consolidando seu compromisso com a internacionalização e a justiça social. Em novembro de 2024, Rui Dissenha representou a UFPR no VII Congresso de Extensão da AUGM na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), onde foi aprovada a Declaração de Mar del Plata, reafirmando o papel das universidades na promoção da extensão universitária, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero, direitos humanos e internacionalização.
REDOEDA – REDE DOCENTE EUROLATINOAMERICANA DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Uma importante Rede de Pesquisa Internacional que visa promover diversidade e colaboração entre PPGs do Brasil e do espaço eurolatinoamericano. São integrantes universidades e instituições de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França e Itália. Realiza eventos anuais, intercâmbios de docentes e discentes, publicações conjuntas e atividades de pesquisa. Criou a Revista Eurolatinoamericana de Direito Administrativo (Qualis A2, Scimago Q2). Dentre os docentes do PPGD-UFPR, participam os seguintes: Emerson Gabardo, Eneida Desirée Salgado e Daniel Hachem.
DECLEN – DECOLONIZING AND COMPARING LEGAL EXPERIENCES NETWORK
Rede de pesquisa sediada na UCB, envolvendo UFPR, USP-Prolam, UERJ e UNISINOS, com pesquisadores nacionais e internacionais. Os temas incluem descolonização, estudos pós-coloniais e comparação entre experiências jurídicas. Entre os envolvidos estão CLARA MARIA ROMAN BORGES (PPGDUFPR), Guilherme Roman Borges, Gayatri Chakravorty Spivak, Catherine Walsh, Ramon Grosfoguel, Pierre Legrand, Prakash Shah, Ralf Michaels e Sandew Hira.
CONVÊNIO CONICET
Parceria entre o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e a UFPR. Em março de 2023, os doutores López Ruiz e Vignale receberam os doutores Espíndola Corrêa e Peres Gediel como pesquisadores visitantes no INCIHUSA CCT CONICET Mendoza. O evento foi financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização – CAPES PrInt/Brasil. Prevê novo encontro virtual em agosto de 2024, sem necessidade de financiamento específico. Prof Gediel
RED INTERNACIONAL DERECHO, LUCHA DE CLASES Y RECONFIGURACIÓN DEL CAPITAL
Rede internacional derivada do GT CLACSO, atualmente sem vinculação e financiamento. Analisa a reconfiguração capitalista do Estado e do Direito na América Latina, considerando as “”tendências da hegemonia global”” e a “”luta de classes””. Envolve pesquisadores como RICARDO PRESTES PAZELLO (PPGD- UFPR), Daniel Sandoval Cervantes, José Orler, Alma Guadalupe Melgarito Rocha, Blanca Estela Melgarito Rocha, Ricardo Prestes Pazello, Luiz Otávio Ribas, Naiara Andreoli Bittencourt e Carlos Frederico Marés de Souza Filho.
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O PODER JUDICIAL (GIJAL) DA ALACIP
Com participação do Prof Fabrício Tomio, o GIJAL promove estudos comparados sobre sistemas judiciais latino-americanos, utilizando diversas ferramentas metodológicas e fortalecendo laços acadêmicos na região.
REDE DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO
Congrega grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras e estrangeiras, incluindo USP, Humboldt-Berlim, Coimbra, Lisboa, Porto, Girona, UFMG, UFPR, UFRGS, UFSC, UFPE, UFF, UFC, UFBA e UFMT.Prof. Rodrigo Xavier Leonardo representa o PPGD.
REDE DE PESQUISA COM PUCRS, IDP E UNIVERSIDADE DE GRANADA
Prof. Ilton Norberto Robl Filho participa da rede de pesquisas e de evento acadêmico internacional sobre regulação da Inteligência Artificial em janeiro de 2025, organizado pelo Centro de Investigação de Direito Constitucional Peter Häberle da UNED. O congresso tem a participação de especialistas internacionais como Paolo Ridola, Francisco Balaguer Callejón, Ingo Wolfgang Sarlet, Carlos Luiz Strapazzon, Angelo Schillaci, entre outros.
SEED
A professora Katya Isaguirre mantém colaboração relevante com a Universidade de Liège (Bélgica), por meio do grupo SEED, liderado por Pierre Stassart. A parceria abrange temas como transição ecológica e justiça ambiental, reforçando a internacionalização em áreas emergentes e de impacto global.
TRANSFORMING UNIVERSITIES FOR A CHANGING CLIMATE
Katya Isaguirre integra o projeto “Transforming Universities for a Changing Climate”, liderado pela University College London (UCL) e financiado pelo UK Economic and Social Research Council (GCRF/UKRI). A UFPR participa por meio do Núcleo EKOA, sob sua coordenação, articulando direito, educação, saúde coletiva e meio ambiente, com foco em justiça climática e direitos humanos.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
Praça Santos Andrade, 50 (08h00–12h00 — 13h00–17h00)
Fone(s): Secretaria: (41) 3310-2685 / Financeiro: (41) 3310-2739
CEP 80020300 | Curitiba | PR | ppgdufpr@gmail.com


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR