![]() |
![]() |
![]() |
Nunca más – Nunca maisInstalação do Artista Plástico Alfi Vivern (Diretor do Museu de Arte Contemporânea) |
Seminário “Direito à Memória e à Verdade: 30 anos de Luta pela Anistia Política”
No ano em que a Lei de Anistia completa 30 anos, a Faculdade de Direito da UFPR será palco de um reencontro com a história recente do país. Entre os dias 30/09 e 01/10, o Seminário “Direito à Memória e à Verdade: 30 anos de Luta pela Anistia Política” abordará os marcos jurídico-políticos da transição para a democracia no Brasil, à luz do projeto de reconciliação nacional conduzido em 1979 e dos desafios ainda vivos do resgate da memória das violações contra direitos humanos cometidas pelo regime militar.
O evento é promovido pelo PAR e conta com a chancela da Cátedra Sérgio Vieira de Mello em Direitos Humanos do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU). São apoiadores do evento a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a Faculdade de Direito da UFPR e seu Programa de Pós-Graduação, a CAPES, o Grupo Tortura Nunca Mais Paraná, o Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR).
Entre os participantes do Seminário, estão o Ministro de Estado de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, o Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, militantes de direitos humanos e professores de diversas instituições do país.
O evento também marca o lançamento, no Paraná, do primeiro volume da “Revista Anistia Política e Justiça de Transição”, organizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e do livro “Brasil Direitos Humanos 2008: A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal”, editado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.
Data: de 30/09 a 01/10/2009
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR
Inscrições gratuitas
INSCRIÇÕES – PROGRAMAÇÃO – VÍDEO PUBLICITÁRIO DO EVENTO
Última atualização: 16 de setembro de 2009 20:40