Menu

Repercussão dos Estudos do Núcleo

Projeto do Núcleo de Direito Processual Penal

Coordenadora: Prof. Dra. Clara Maria Roman Borges

Repercussão dos Estudos do Núcleo

O processo penal brasileiro encontra-se no meio de um movimento de reformas legislativas que podem alterar substancialmente seu sistema como um todo na medida em que prometem promover a sua constitucionalização. Assim, entende-se que ao Núcleo de Direito Processual Penal do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR cabe um estudo aprofundado dessas mudanças, que deve impreterivelmente ganhar publicidade para que de alguma maneira possa influenciar nos rumos do processo legislativo em que estas alterações vêm sendo gestadas.

Neste sentido, o NPP se propõe a investigação continuada sobre os institutos do direito processual penal contemporâneo, com o intuito de produzir estudos capazes de despertar um olhar crítico em relação ao processo penal desenvolvido na maioria dos países ocidentais, que tem servido primordialmente para o encarceramento rápido e eficaz dos excluídos das políticas neoliberais, sem se deixar permear pelos direitos e pelas garantias fundamentais do acusado previstos nas Constituições e nos Tratados Internacionais.

Objetivos gerais:
 
– Aprimorar os conhecimentos sobre as tendências de reforma do direito processual penal brasileiro.

– Incentivar a realização de estudos que promovam a reflexão crítica sobre os problemas que envolvem o dia-a-dia do processo penal brasileiro.
 
– Fomentar a pesquisa docente e discente sobre os temas contemporâneos do direito processual penal.
 
– Promover investigações que questionem a ausência de concretização dos direitos e das garantias fundamentais do acusado no processo penal.
 
– Estimular os estudos sobre as tendências do processo penal contemporâneo.
 
 
Objetivos específicos:
 

– Interferir na reforma do Código de Processo Penal, de modo a aproximá-lo da Constituição da República.

– Realizar estudos que sejam capazes de despertar um olhar crítico para o que acontece no dia-a-dia do processo penal.
 
– Incentivar o desenvolvimento de investigações que abordem o problema sobre a impermeabilidade do processo penal desenvolvido na maioria dos países ocidentais aos direitos e às garantias fundamentais do acusado previstos nas Constituições e tratados internacionais.
 
– Fomentar a pesquisa sobre os institutos do direito processual penal contemporâneo com a finalidade de auxiliar na construção uma teoria geral do direito processual penal distante da teoria geral do processo.

– Estimular análises sobre as atuais tendências de reforma do processo penal brasileiro, que possam através de publicação influenciar no seu processo legislativo futuro.

Visualizar PDF

Última atualização: 12 de dezembro de 2011 11:03

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Fone(s):
CEP | |


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR