NÚCLEO DE PESQUISA DIREITO COOPERATIVO E CIDADANIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO n.º 02/2013

O NÚCLEO DE PESQUISA DIREITO COOPERATIVO E CIDADANIA, instituto acadêmico vinculado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, neste ato representado por seus Coordenadores, Professores JOSÉ ANTÔNIO PERES GEDIEL e LIANA MARIA FROTA CARLEIAL, vem divulgar convite a alunos da graduação e pós-graduação para o Ciclo de estudos “Economia e política: trabalho e formas de consciência social”.

Obra a ser debatida: “Estrutura social e formas de consciência II: a dialética da estrutura e da história”, de I. Mészáros

Linha de pesquisa: “Trabalho associado e políticas públicas”.

Cronograma de atividades:

– 05 de junho, 14h
Introdução e Capítulo 1 (“A natureza da determinação histórica”) – páginas 11-52.

– 17 de julho, 14h
Capítulos 2 e 3 (“Transformações dialéticas: teleologia, história e consciência social” e “Conceitos-chave na dialética de base e superestrutura”) – páginas 53-64 e páginas 65-104.

– 14 de agosto, 14h
Capítulo 4 (“Transformações materiais e formas ideológicas”) – páginas 105-176

– 11 de setembro, 14h
Capítulo 5 (“Kant, Hegel, Marx: necessidade histórica e o ponto de vista da economia política”) – páginas 177-216.

– 09 de outubro, 14h – Capítulo 6, parte 1 (“Estrutura e história: a inteligibilidade dialética do desenvolvimento histórico”),
– (a) Preliminares e
– (b) as dinâmicas da carência, necessidade e mudança estrutural historicamente sustentada,) – páginas 217-263.

– 13 de novembro, 14h – Capítulo 6, parte 2 (“Estrutura e história: a inteligibilidade dialética do desenvolvimento histórico”),
– (c) Estrutura material e formal da história: crítica da concepção sartriana de razão dialética e totalização histórica e
– (d) Imperativos estruturais e temporalidade histórica: crítica do estruturalismo e pós-estruturalismo”) – páginas 264-327.

– 11 de dezembro, 14h – Capítulo 6, parte 3 (“Estrutura e história: a inteligibilidade dialética do desenvolvimento histórico”),
(e) A lei do desenvolvimento desigual e o papel da escassez nas concepções históricas e
(f) A natureza dialética do avanço histórico e da mudança história) – páginas 301-370.

A participação no ciclo de estudos é aberta, exigindo-se apenas frequência nas reuniões de debate. Ao final do ciclo, será realizada atividade pública, com participação de convidados externos.

Prof. Dr José Antônio Peres Gediel                                     Mestranda Eloísa Dias Gonçalves
          Prof. Dra. Liana Maria Frota Carleial                            Mestrando Lawrence Estivalet de Mello
                 Coordenadores do Núcleo                                        Secretários do Núcleo

Última atualização: 20 de maio de 2014 14:11