O InSUR – Centro de Investigações em Direito Insurgente, Economia Política e Movimentos Populares na América Latina anuncia o início de seu Grupo de Estudos, para o próximo dia 25 de abril de 2025, que se dedicará a debater “Direito e marxismo na América Latina: acumulação originária do capital a partir do ‘Canto geral’ de Pablo Neruda”. Convidamos todas e todos a participar da proposta que consiste na leitura e debate do livro “Canto geral” de Pablo Neruda, junto de leituras clássicas do marxismo sobre acumulação originária do capital, bem como do debate atual sobre a acumulação originária permanente.
Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, o InSUR, depois de mais de 20 anos de história, reformula sua identidade, neste 2025. Até aqui nos denominávamos Núcleo de Direito Cooperativa e Cidadania (surgido em 2001), sob a firme liderança do professor José Antônio Peres Gediel e da professora Liana Maria da Frota Carleial, com um longo histórico de contribuições investigativas e formação de quadros de pesquisa no âmbito da teoria crítica do direito, do direito cooperativo e do trabalho assim como das relações interdisciplinares entre direito e economia. Agora, sob coordenação do professor Ricardo Prestes Pazello, reivindicamos todo esse legado e continuamos um novo ciclo do coletivo, localizando nossas investigações nos elementos que compõem seu novo nome a partir do significante InSUR – Centro de Investigações em Direito Insurgente, Economia Política e Movimentos Populares na América Latina. Portanto, somos InSUR porque insurgentes em face do direito e da sociedade que o gera, insurrectos ante a divisão social do trabalho científico e que, além de tudo, adotamos a perspectiva do Sul – ou Sur para fazer referência a Nuestra América.
Nada melhor, para dar vida a essa nova fase, do que resgatar a literatura latino-americana e o fazemos com base nos 75 anos da grandiosa obra poética de Neruda, “Canto geral”, a qual abarca a história da América Latina e suas mazelas, mas também celebra a cultura, a natureza e o combate do povo do continente.
O público alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores, além de a comunidade em geral interessada nas temáticas de teorias jurídicas críticas, de perspectivas descoloniais e marxistas, da questão agrária, de povos e comunidades tradicionais, da história da América Latina e da questão da espoliação socioambiental.
Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, às 10h, presencialmente, conforme calendário abaixo, nas acomodações do PPGD/UFPR, no 3º andar do prédio histórico da Praça Santos Andrade (sala a confirmar).
Até lá!
* * *
Tema:
Direito e marxismo na América Latina: acumulação originária do capital a partir do “Canto geral” de Pablo Neruda
Leitura do livro:
“Canto geral” de Pablo Neruda e leituras complementares
Calendário:
25/04 – 1º Encontro – Apresentação do ciclo de estudos: “O capital” e “Confesso que vivi”
16/05 – 2º Encontro – Cantos I e II: Dussel e a história mundial das eticidades
06/06 – 3º Encontro – Canto III: Marx e a acumulação originária do capital
27/06 – 4º Encontro – Canto IV, 1ª parte: Rosa Luxemburgo e a acumulação originária permanente do capital
08/08 – 5º Encontro – Canto IV, 2ª parte: Lênin e o imperialismo
29/08 – 6º Encontro – Canto V: Marini, do subdesenvolvimento à revolução
19/09 – 7º Encontro – Cantos VI e VII: Mariátegui entre economia, indígenas e terra
10/10 – 8º Encontro – Cantos VIII, IX e X: Harvey e o novo imperialismo
31/10 – 9º Encontro – Cantos XI, XII e XIII: Darcy Ribeiro, das elites dirigentes às forças insurgentes
21/11 – 10º Encontro – Cantos XIV e XV: acumulação originária (permanente) do capital, dependência e direito na América Latina
05/12 – Encontro de pesquisa: produções teóricas de membros do InSUR
Horário:
10h, sextas-feiras (salvo último encontro de pesquisa)
Local:
Sala 314 do Prédio Histórico
Coordenação:
Prof. Dr. Ricardo Prestes Pazello
Organização:
InSUR – Centro de Investigações em Direito Insurgente, Economia Política e Movimentos Populares na América Latina
Para maiores informações, entrar em contato com integrantes do InSUR via redes sociais:
*@insur.ufpr*
https://www.instagram.com/insur.ufpr?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
Última atualização: 15 de abril de 2025 12:00